O Test behind the Great Firewall of China, confirmou mais uma vez que nosso blog ESTÁ BLOQUEADO NA CHINA. A máquina repressiva impede o acesso em Pequim (confira); em Shangai (confira); e agora em Guangzhou (confira). Hong Kong é a exceção (confira). Enquanto Pequim não cobrar medidas coercitivas dos seus correligionários brasileiros ou da Teologia da Libertação, este blog continuará na linha católica anti-comunista, pelo bem do Brasil. MAIS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O lado obscuro do “milagre” chinês

Operário em mina de carvão, Changzhi
Operário em mina de carvão, Changzhi
O “milagre” chinês tem um lado sombrio. A coluna vertebral de seu salto econômico são os mais de 200 milhões de migrantes que abandonaram o campo para buscar trabalho na cidade – revelou a BBC.

Esses migrantes constituem um terço da população economicamente ativa (de 15 a 65 anos de idade) e não têm acesso à saúde ou à educação. Para eles, o “milagre” chinês é uma utopia ou um pesadelo.

A BBC Mundo entrevistou a escritora Hsiao Hung-pai, autora de Scattered Sands e Chinese Whispers, dois estudos-chave sobre o fenômeno da migração chinesa.


BBC – A Sra. descreve uma marginalização e grande vulnerabilidade dos migrantes no setor de mineração, onde mais de três mil morrem por ano, nas fábricas ou nas construções.

Hsiao Hung-pai – Os trabalhadores migrantes ganham a metade do salário típico urbano e não têm nenhuma proteção trabalhista ou legal.

Não têm contrato, as condições de segurança são precárias ou inexistentes, o salário é baixo e, dada a ausência de direitos trabalhistas, muitas vezes simplesmente não são pagos.

A isso se soma o tema do registro domiciliar, o Hukou, que dá acesso à saúde e à educação públicas. Um camponês se ficar doente, deve pagar como paciente particular ou voltar à sua região de origem para ser atendido. Uma operação de emergência pode ser uma tragédia.

200 milhões de migrantes fornecem mão de obra miserável. Foto em Caijing
200 milhões de migrantes fornecem mão de obra miserável. Foto em Caijing
Estes mais de 200 milhões de migrantes internos são fantasmas que circulam pelas cidades chinesas sem qualquer tipo de direitos.

BBC – Eles migram porque na cidade estão melhores que no campo.

Hsiao – Trata-se de uma decisão desesperada. A saúde está nas mãos do Estado, mas desde que Deng Xiaoping lançou sua Gaige Kaifan – abertura pró-capitalista da economia – ela é gerenciada com critérios de benefício econômico e o atendimento médico é caro e inacessível para muitos.

Outra razão típica da migração é o confisco de terra. As autoridades municipais confiscam a terra sem pagar a compensação de acordo com a lei. Sem essa terra, os camponeses migram para a cidade.

BBC – A China precisa de consumidores que sem acesso à saúde e à educação terão de economizar em vez de consumir.

Hsiao –Na China não existe o conceito de que esses camponeses são cidadãos.

Na saúde, a situação é dramática, os camponeses ficaram sem cobertura médica.

BBC – O grau de conflitos sindicais é muito alto.

Hsiao – Com a crise econômica de 2008 milhões perderam seus empregos, muitas vezes sem que lhes pagassem o que lhes deviam. Segundo as autoridades, houve uma média de 80 mil incidentes por ano desde 2008, entre eles distúrbios, protestos, greves e ocupações.

O sindicato oficial não representa os trabalhadores e se opõe a qualquer tipo de protesto, e os trabalhadores se organizaram informalmente e obtiveram várias vitórias.

Mas na China não é possível ter organizações independentes. Cerca de 80% das ONGs são ilegais.

Condições inumanas de trabalho.  Mina de metais raros em Nancheng, província de Jiangxi
Condições inumanas de trabalho.
Mina de metais raros em Nancheng, província de Jiangxi
BBC – Quais as perspectivas com a troca da guarda da cúpula comunista de novembro?

Hsiao – Não há mudança à vista. As mudanças não podem ocorrer.

BBC – Não é uma ironia que depois de mais de 60 anos de uma revolução encabeçada pelos camponeses, eles sejam os grandes excluídos?

Hsiao –Durante [o governo de] Mao, a coletivização do campo serviu para manter o crescimento industrial e a população urbana.

O mundo fala de um milagre chinês. Mas se alguém vai aos mercados de trabalho informais das grandes cidades, a história que ouve é totalmente diferente. Os migrantes falam da exploração, da corrupção, da discriminação e da marginalização em que vivem. É um mundo totalmente diferente que afeta a mais de 200 milhões de pessoas.

Como é possível considerar milagroso um modelo que explora um terço de sua população economicamente ativa?



2 comentários:

  1. Senhor Luis Dufaur. O pior é que o Brasil já está abastecendo esse pesadelo chinês, igual como previa Plínio Coelho de Oliveira se o Brasil vira-se comunista: abasteceria a URSS.

    Só não me lembro em qual artigo ou livro está esta citação do senhor Plínio?

    "Estrangeiros têm US$ 60 bilhões em terras no Brasil
    Um relatório do Banco Central sobre investimentos no País, nas mãos da presidente Dilma, informa que estrangeiros já compraram US$ 60 bilhões em terras no Brasil. A maioria deles é de empresários da (China) e Oriente Médio. As propriedades adquiridas concentram-se nas regiões Centro-Oeste e Norte. A Agência Brasileira de Inteligência tem informes de que agora [(os chineses), para driblar eventual desconfiança sobre seus interesses, têm usado argentinos como ‘laranjas’.]"

    Ponto Final
    Com as compra de terras no Brasil, os chineses inventam a ‘colonização’ do século 21."

    http://blogs.d24am.com/artigos/2013/01/20/coluna-esplanada-20-de-janeiro/

    ResponderExcluir
  2. A China está em crise para voltar acender economia da China uma das receitas da medida é: a exportação livre ou seja sem cobrar imposto, controle na importação cobrando imposto de 45% sobre importado, controle no mercado internacional cobrando imposto de 50% sobre o mercado internacional, imposto sobre o uso de terra cobrando de 20% sobre uso da terra, imposto sobre produto não industrializado cobrando imposto de 30% sobre não industrializado, imposto sobre materia prima não industrializado cobrando imposto de 40%, eliminar imposto de renda nacional, imposto sobre patrimonio publico cobrando 20% sobre patrimonio publico, juro nacional 5% ao ano, PIB controlado com crescimento de 5% ao ano, imposto de 50% sobre mercado internacional controlado, livre imposto sobre patrimonio privado nacional, livre imposto sobre propriedade privado nacional, controle de imposto de 20% sobre patrimonio privado internacional, controle de imposto de 15% sobre propriedade privado internacional, imposto de 60% sobre o consumo de água mensal, livre imposto nacional de energia internet e telefone, imposto cobrado de 20% sobre consumo internacional de energia telefone e internet, imposto de 10% mensal da contribuição da aposentadoria do trabalhador, taxa cobrado de 10% mensal sobre serviço internacional, sem taxa cobrado sobre serviço nacional, colocar dolar ouro na reserva nacional, proibir dolar na circulação nacional, valorizar a moeda nacional sendo unico uso na circulação, negociar a importação em dolar trocando com o imperador nacional para a moeda nacional, o imperador deve plantar 10% de arvrore sobre uso de terra na fazendo para não vim a seca na China, doação nacional para bolsa de alimentação com familia de baixa renda com inferior de meio salario minimo por pessoa fazendo os empresario internacional pagar em compra um salario minimo cada familia chinês, livre emigrante chinês para estrangeiro, investimento pesado da força armada nacional.

    ResponderExcluir